LCQ 2010

Como apanhar o último slot possível para o Nacional deste ano por Mário Rosário

Olá a todos. Aqui vai o report do LCQ do passado sábado, ou “Como apanhar o último slot possível para o Nacional deste ano”. Partindo de Évora às 7 da manhã, lá nos dirigimos a Cascais à procura de dois drafts à borla no próximo fim-de-semana. Chegando lá havia um fila para inscrever com bastantes pessoas, e algumas pessoas ainda me perguntaram se eu não estava já apurado. Quando respondi “Tou, então eu como não tenho vida social, levantei-me às 7 da manhã só para vir gozar com os não apurados”, houve várias pessoas que viraram a cara e se afastaram da fila onde estavam a falar com os amigos, não sei se a carapuça serviu, mas parece-me que sim.

Após a inscrição entreguei a seguinte lista:
5 Forest
2 Island
1 Plains
3 Sunpetal Grove
4 Seaside Citadel
4 Celestial Colonnade
1 Stirring Wildwood
4 Misty Rainforest
2 Birds of Paradise
4 Noble Hierarch
1 Borderland Ranger
4 Sea Gate Oracle
4 Vengevine
4 Wall of Omens
2 Ranger of Eos
1 Scute Mob
2 Sphinx of Lost Truths
2 Path to Exile
2 Oblivion Ring
1 Gideon Jura
1 Bant Charm
3 Elspeth, Knight-Errant
3 Jace, the Mind Sculptor

// Sideboard:
SB: 1 Gideon Jura
SB: 2 Bant Charm
SB: 2 Qasali Pridemage
SB: 2 Celestial Purge
SB: 2 Negate
SB: 2 Deprive
SB: 1 Journey to Nowhere
SB: 2 Day of Judgment
SB: 1 Martial Coup
Basicamente é o Next Level Bant do Brian Kibler do GP Sendai com umas alterações mínimas no sb.
Ronda 1: Fight
Contra GR tokens. Dois jogos sem grande história que ainda demoraram bastantes turnos mas em que estive bastante flood e nunca consegui fazer grande coisa até morrerem eventualmente para tokens de Spawn Eldrazi com Beastmaster Ascencion a dar-lhe +5/+5.
SB: + 1 Gideon, +1 Bant Charm/[card], +2 Qasali, + 2 [card]Day of Judgement, +1 Martial Coup
-2 Ranger of Eos, -2 Path, -1 Scute Mob, -2 Vengevine
O plano era transformar o baralho numa espécie de UW de controle, não sei se era a melhor ideia, mas ainda era muito cedo e não consegui pensar melhor. :p
Depois desta derrota, teria que ganhar todas as rondas até ao fim, ou na melhor das hipóteses empatar uma. Não era uma boa perspectiva.
0-1
Ronda 2: Jund
Jogo 1: O meu adversário tinha uma lista de jund mais agressivo que o normal, o que pode significar um matchup mais complicado, mas a minha mão foi mais agressiva que a dele e a vida dele no bloco de notas mostra algo como: Vengevine, Vengevine+Elspeth, Celestial Collonade+ Elspeth.
Jogo 2: Ver jogo 1.
SB: -3 Jace, -1 Oblivion Ring, +2 Bant Charm, +2 Celestial Purge
Acabei por estabilizar neste plano de sb contra Jund Agro ou Jund Normal, pois se não tiverem um arranque que me pressionem muito acabo por ganhar.
1-1
Ronda 2 b): Almoço
Jogo 1: Alheira a 6 euros enquanto a maioria dos jogadores ia ao macdonald’s.
Ronda 3 Jund
Jogo 1: O bloco de notas só tem vida tirada do meu lado, não deve ter corrido bem.
Jogos 2 e 3: O meu adversário conseguiu comprar sempre muitos Bloodbraid Elves e Bituminous Blasts a caírem em Elfo e depois em Pulso para se manter no jogo, mas acabei por conseguir passar por cima disso. Noutra nota, não houve planeswalker nenhum que eu metesse em jogo que não morresse logo no turno seguinte.
SB: -3 Jace, -1 Oblivion Ring, +2 Bant Charm, +2 Celestial Purge
2-1
Ronda 4: Jund
Jogo 1: A minha adversária e eu, estivemos alguns turnos num pacto de não agressão, pois só baixávamos terrenos. Após alguns turnos a não agressão terminou e conseguir ganhar o jogo.
Jogo 2: O pacto de não agressão acabou cedo, e apesar de ter jogado duas Elspeth que levaram logo com pulso, consegui estar sempre em modo mais agressivo.
SB: Ver rondas acima
3-1
Ronda 5: UWR Planeswalkers
Jogo 1: Consegui presisonar cedo, e as Wall of Denial não foram o suficiente para aguentar.
Jogo 2: Jogo muito demorado quando o meu adversário sem comprar nenhuma carta adicional sem ser de Spreading Seas, conseguiu ver várias cópias de todos os planeswalkers, Oblivion Rings e Negate, mas apesar disso reclamava de tudo o que eu jogava. Eventualmente eu fiquei flood enquanto ele comprava tudo, e oiço o árbitro dizer que faltavam 2 minutos para o fim. Passei a modo defensivo, não jogando devagar, mas deixar de tentar pressionar para ganhar e assim ganhar 1-0. Eventualmente acabam-se os chump blockers e perco o jogo. Após isto o árbitro diz que faltam 5 minutos para o fim da ronda. Devo ter ouvido mal o tempo, pois se soubesse que faltava muito teria concedido para tentar ganhar o 3º.
SB: -4 Wall of Omens, -2 Path, -1 Gideon, +1 Bant Charm, +2 Qasali, +2 Negate, +2 Deprive
3-1-1, e agora mesmo ganhando as duas últimas rondas poderia não me apurar.
Ronda 6: Mirror
Jogo 1: O meu adversário teve vantagem de mesa o jogo todo ao comprar mais aceleradores e planeswalkers e eventualmente perdi.
Jogo 2: O jogo evolui para uma mesa cheia dos dois lados, e num turno faço Martial Coup para limpar a mesa e baixo dois bichos para devolver o Vengevine e atacar, finalizando o jogo.
Jogo 3: O meu adversário ficou apertado com a mana e tive dois Elspeths para apenas um dele, o que acabou rapidamente com o jogo.
SB: -4 Wall of Omens, -2 Ranger of Eos, -1 Scute Mob, + 2 Bant Charm, +1 Martial Coup, +2 Negate, +2 Deprive
4-1-1
Ronda 7: Jund (onde é que eu já vi isto?)
Jogo 1: Faço mulligan a 5 a começar. Ele mata-me um Vengevine e faz Blightning ficando sem cartas na mão e não comprando melhor nos turnos seguintes.
Jogo 2: O bloco de notas tem 16-10-0 do lado do meu adversário, e nada do meu. Deve ter corrido bem.
Jogo 3: Tenho uma mão pouco agressiva, mas cheia de controlo. O meu adversário nem pressionou cedo mas conseguiu lidar com dois Vengevines com removal e um Jund Charm em resposta a um Ranger of Eos + Scute Mob. Ao lidar com este resto da mesa ficou sem mão e eu ainda tinha outro Ranger, o 3º Vengevine e duas man-lands. Ao demorar a pensar 20 segundos com esta mesa, o árbitro avisou que estava a demorar muito a decidir, mas quando o meu adversário virou e desvirou o mesmo terreno durante 4 minutos no turno anterior não teve nada a dizer.
SB: Ver junds anteriores
5-1-1
Após a ronda fui fumar enquanto aguardava os resultados finais para saber se estava apurado ou não, tendo chegado a boa notícia pouco depois.
A nota final do dia foi a acusação de que eu adquiri um tique a jogar, pois os Vengevines entravam sempre virados para o meio da mesa. Vou tentar corrigir essa grave falha ?
Beijos e abraços a quem aplicável,
../Mário